10 mensagens para a Prevenção Primária de Doença Cardiovascular

1. A maneira mais importante de prevenir a doença vascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial é promover um estilo de vida saudável ao longo da vida.

2. Uma abordagem de cuidados em equipe é uma estratégia eficaz para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os médicos devem avaliar os determinantes sociais da saúde que afetam os indivíduos para informar as decisões de tratamento.

3. Adultos entre 40 e 75 anos de idade que estão sendo avaliados para prevenção de doenças cardiovasculares devem ser submetidos a uma estimativa de risco para doença cardiovascular aterosclerótica a cada 10 anos (ASCVD) e ter um discussão médico-paciente sobre o risco antes de iniciar a terapia farmacológica, como o tratamento anti-hipertensivo, uma estatina ou aspirina. Além disso, a avaliação de outros fatores que aumentam o risco pode ajudar a decidir sobre intervenções preventivas em indivíduos selecionados, assim como a análise do cálcio da artéria.

4. Todos os adultos devem consumir uma dieta saudável que enfatize a ingestão de vegetais, frutas, nozes, cereais, proteína vegetal ou animal magra e peixe e diminuir a ingestão de gorduras trans, carnes, carboidratos refinados e bebidas açucaradas. Para adultos com sobrepeso e obesidade, aconselhamento e restrição calórica são recomendados para alcançar e manter a perda de peso.

5. Os adultos devem ter pelo menos 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa.

6. Para adultos com diabetes mellitus tipo 2, mudanças no estilo de vida, tais como melhorar hábitos e fazer exercícios, são cruciais. Se a medicação for indicada, a metformina é a terapia de primeira linha, seguida pela consideração de um inibidor do cotransportador de sódio-glicose 2 ou um glucagon-like agonista do receptor de peptidio-1.

7. Todos os adultos devem ser avisados em todas as consultas de saúde para os problemas do uso de tabaco, e aqueles que usam tabaco devem ser assistidos e fortemente aconselhados a desistir.

8. A aspirina deve ser usada com pouca frequência na prevenção primária de rotina de doença aterosclerótica (ASCVD) devido à falta de benefício.

9. A terapia com estatina é o tratamento de primeira linha para a prevenção primária de aterosclerose (ASCVD) em pacientes com níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (≥ 190 mg / dL), aqueles com diabetes mellitus, que têm de 40 a 75 anos de idade, e aqueles determinados com risco suficiente de doença aterosclerótica (ASCVD) após uma discussão de risco clínico-paciente.

10. As intervenções não farmacológicas são recomendadas para todos os adultos com pressão arterial elevada e hipertensão. Para aqueles que requerem terapia farmacológica, a pressão arterial alvo deve geralmente ser de <130/80 mm Hg.

Fonte: https://www.ahajournals.org/doi/pdf/10.1161/CIR.0000000000000678