Cintilografia

Os diagnósticos de doenças como isquemias, inflamações e alguns tipos de câncer têm ganhado um importante aliado: a medicina nuclear. Diferentemente das técnicas convencionais, como a radiografia e o ultrassom, a medicina nuclear analisa, principalmente, as funções dos órgãos de forma segura e nem um pouco invasiva. Por meio de quantidades mínimas de radiação, a cintilografia pode examinar e localizar tumores, progressão de doenças e metástases.

Tipos de Cintilografia realizados pelo Instituto Biocárdios:

  • Perfusão Miocárdica;
  • Glândulas salivares;
  • Paratireoide;
  • Tireoide;
  • Renal DMSA (Estático)

AGENDE SEU EXAME

Escolha a melhor opção para você agendar seu exame:

O que é a cintilografia?

Neste exame são formadas primariamente imagens funcionais (vê a função dos órgãos) em contraste com a radiologia geral em que são formadas imagens anatômicas (vê a forma dos órgãos).

São geradas imagens da distribuição de uma substância chamada radiofármaco que é injetada no no paciente. Quando um órgão é afetado por uma doença, ele passa a absorver o radiofármaco de uma maneira diferente do normal. A cintilografia mostra se a absorção está alterada e, consequentemente, se existe doença.

Quando o exame é indicado?

Este exame pode ser solicitado por diversos fatores. A cintilografia do miocárdio, por exemplo, pode ser indicada para diagnosticar a isquemia miocárdica e prevenir um infarto.

Já a cintilografia renal serve para estudar a função dos rins e a excreção da urina para a bexiga, detectando infecções ou problemas no trato urinário.

As cintilografias também podem detectar alterações nos ossos, no cérebro, nos pulmões, alterações metabólicas na tireóide, investigar a localização e a progressão de de tumores, dentre outras funções.

Como a cintilografia do miocárdio é feita?

O exame conta com duas etapas: repouso e estresse. 

No repouso, a injeção do radiofármaco é feita com a pessoa sentada. No estresse, a injeção é realizada enquanto a pessoa está fazendo o teste ergométrico. Em certas situações (como dificuldade de locomoção), o estresse cardíaco também pode ser feito por uma medicação. Depois de cada injeção, é necessária a ingestão de alimentos e líquidos, para acelerar a eliminação do radiofármaco e melhorar a qualidade da imagem. São realizadas imagens do coração aproximadamente de 60 a 90 minutos após esta etapa. O aparelho gira em torno do tórax, coletando imagens durante aproximadamente 10 minutos.

Como é o preparo para o exame?

A preparação é diferente para cada tipo de exame, e pode exigir jejum, uso de medicamentos, entre outras medidas. Além disso, cada exame tem uma duração diferente.

Veja neste link o preparo para cada tipo de exame feito pelo Biocárdios.

Quais os riscos?

Apesar da utilização de substâncias radioativas, é muito segura. 

Mesmo assim, como em todo procedimento médico, podem haver riscos. Durante a fase com corrida na esteira, o paciente pode sentir dores no peito, falta de ar e palpitações. Isso é mais comum em pessoas sedentárias, porque essa fase simula exercícios intensos.

Apesar disso, o risco de complicações graves é muito pequeno.  No entanto, é sempre importante buscar clínicas de confiança para garantir um exame seguro. O Instituto Biocárdios realiza a Cintilografia há mais de 15 anos e é uma referência em Brasília neste tipo de exame. 

Marcar cintilografia em Brasília

Você pode tirar outras dúvidas ou solicitar o agendamento do exame no Biocárdios pelos nossos canais de atendimento abaixo. Se preferir preencha o nosso pré-agendamento que entraremos em contato assim que possível.

Para conferir os convênios aceitos pelo Biocárdios, siga este link

Exame realizado na Unidade Asa Sul

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue